Todos nós gostamos dessa ideia de começar o nosso próprio negócio. Ser nosso próprio patrão, trabalhar quando e como escolhemos, ser inventivos, obter satisfação de nossos próprios esforços de trabalho. Todos nós gostamos de fazer isso.

Mas só há duas maneiras de começarmos o nosso próprio negócio.

Primeiro, você pode comprar um já estabelecido, o que significa que você precisa do preço de compra ou ser capaz de tomá-lo emprestado.

Ou, em segundo lugar, você mesmo pode começar. Mas você ainda precisa de dinheiro suficiente para pagar os custos iniciais e os custos operacionais contínuos do negócio até que seja gerada renda suficiente para obter lucros consistentes.

Em todos os casos, você precisa de fundos de capital. É fácil falir e é provavelmente a principal razão pela qual as empresas falham, nomeadamente a insuficiência de fundos de capital.

A melhor maneira de preservar seus fundos de capital e torná-los menos prováveis de falir é usar serviços que não custam nada ou custam o mínimo possível.

É aí que entram o software e as ferramentas de negócio online grátis!

Estes podem literalmente poupar milhares de dólares ao seu negócio se aprender a desenvolvê-los e a usá-los correctamente. E a internet está repleta de freebies online facilmente adaptáveis para o seu negócio.

Cobrirei aqui algumas delas que aconselhei aos meus clientes de contabilidade a usar como alternativa a alternativas mais caras. Estas têm ajudado os seus negócios a crescer e a florescer.

Um plano de negócios deve ser preparado para qualquer negócio que você comece. Ele se estabelece no papel como e em que direção ele vai tomar.

Esta é a parte mais difícil de começar um negócio e depende de você quanto detalhe você quer documentar. Pode ser de uma página a um plano de cem páginas. Acho que para a maioria dos propósitos, quanto mais curto for o plano de negócios, melhor.

Modelos e software gratuitos para preparar um plano de negócios estão disponíveis online, seja de organizações financiadas pelo governo, como a SBA. Vá ao seu website e pesquise planos de negócios.

Ou de outros sites online, como o Bizgym.

Ou mantenha-o simples e escreva um “One Page Business Plan” (Plano de Negócio de Uma Página). Modelos de modelos podem ser encontrados online no Googling One Page Business Plan.

A segurança do computador é a próxima e um dos programas anti-vírus mais populares que oferecem uma versão gratuita é o AVG.

Usar este programa e estar ciente de spam e websites que contêm vírus irá poupar-lhe muitos dados perdidos e esforço no futuro.

O seu negócio também deve estar em conformidade com as leis fiscais. Para isso, você deve registrar todas as suas transações comerciais e manter toda a documentação de origem para fundamentar as transações.

Por isso, você vai precisar de um pacote de contabilidade. Isto não só mantém o Taxman satisfeito, como é um registo inestimável da actividade da sua empresa e pode fornecer-lhe relatórios que pode visualizar para ver como a sua empresa está a funcionar.

A Wave Accounting é uma das melhores contas online gratuitas que já vi e, embora americana, pode ser adaptada para outros países que têm impostos GST ou IVA.

A melhor coisa sobre ela é que está online, assim você pode acessá-la de qualquer computador que você goste e todos os dados são armazenados online.

Para uma versão australiana de um pacote de software gratuito de contabilidade pode experimentar o site ‘Freeaccountingsoftware’, que se chama Free Accounting –

O marketing está no cerne de qualquer sucesso empresarial, por isso tem de começar a fazer publicidade e dar-se a conhecer a todos o mais depressa possível.

Um site é um requisito para qualquer negócio hoje em dia, por isso é o primeiro esforço de marketing que você tenta. A maneira mais barata de criar um site online é construí-lo você mesmo.

Isto pode ser feito com um construtor de websites. A abordagem mais fácil e rápida aqui é conseguir um provedor de serviços de internet que tenha um bom assistente de construção de websites incluído como parte do pacote para que você possa começar a construir de graça.

A melhor opção que eu encontrei é usar um provedor de internet como o Bravenet. Seu custo de hospedagem é de $99 por ano e o assistente de construtor de sites que eles fornecem gratuitamente é o mais fácil que eu já usei.

Outras formas gratuitas de comercializar o seu negócio é inscrever-se em diretórios de negócios de sites que oferecem uma listagem gratuita. Inscreva-se em tantos quantos puder e se você encontrar um que lhe traga clientes ou clientes você pode até mesmo começar a pagar para atualizar para uma melhor posição de listagem.

Alguns dos bem conhecidos diretórios de negócios online são:

Gumtree

Hotfrog

TrueLocal

AussiesRus

Free-Business-Direcories.com

AussieWeb

Páginas Aussie

Nosso Patch

Shopseek.com.br

13Localizar

Dlook

Até mesmo inscreva-se para a sua listagem gratuita nas suas Páginas Amarelas e Páginas Brancas, pois elas também listam o seu negócio online agora.

Imprimir cartões de visita para distribuir a potenciais clientes e clientes é um bom marketing. Para começar com este Vistaprint permite-lhe encomendar até 250 cartões de visita grátis de cada vez.

O backup e armazenamento é outra questão importante para um negócio. Uma forma de resolver este problema é utilizar um serviço de backup online. Existem muitos com os quais pode inscrever-se que lhe permitem até 2GB a 5GB de armazenamento online gratuito.

O Dropbox, é um exemplo de um destes. Também é ótimo para sincronizar os dados armazenados online com aqueles dados em qualquer computador que você tenha a aplicação Dropbox instalada no windows dessa conta. Sem mais perdas de tempo nas rotinas diárias de backup.

A comunicação com clientes e clientes é uma ótima maneira de mantê-los como clientes.

Isso pode ser feito gratuitamente com o Skype, que eu descobri ser um dos melhores softwares gratuitos que já usei. Chamadas telefônicas gratuitas, chamadas com vídeo gratuitas, mensagens instantâneas gratuitas, compartilhamento de arquivos gratuito. Se você também quiser telefonar para celulares e outros telefones, pode comprar créditos Skype que são muito mais baratos do que os cobrados pelas empresas de telecomunicações.

O melhor de todos os softwares online gratuitos para empresas é o Google Apps.

Ele tem tudo o que você precisa em aplicativos de software e é um ótimo substituto gratuito para o Microsoft Office. Eles agora permitem até 10 usuários gratuitos. Costumava ser de 50 usuários gratuitos, mas sendo tão bem sucedido e popular, baixaram o limite gratuito.

Você recebe gratuitamente documentos, planilhas e aplicativos de calendário, Gmail personalizado, ferramentas de webmaster, Google places e muitos outros aplicativos que podem ser encontrados na Loja da web do Google e que são ferramentas úteis de negócios e de produtividade colaborativa.

Espero que o conteúdo deste artigo possa ser usado por você e economizar muito dinheiro para o seu negócio. Mas lembre-se que você é a força motriz por trás do seu negócio. Se você comprar versões proprietárias pagas de qualquer software gratuito e ferramentas de negócios que eu cobri aqui, certifique-se sempre de que o custo incorrido lhe devolva muito mais do que você paga.