Em seu discurso de início da ASU esta semana, o Presidente Obama exortou os graduados a estarem preparados para mais de um emprego ou carreira em sua vida. Sua recomendação era “continuar ganhando novas habilidades – possivelmente até novos diplomas; e continuar assumindo riscos à medida que novas oportunidades surgirem “*.
Embora os nossos líderes em vários campos tenham expressado isto há anos, conheço muitas pessoas que ainda não entraram nesta mudança de paradigma de carreira. O fato de muitos não terem certeza de como se preparar para as transições de emprego e carreira é compreensível, pois vivemos em uma cultura exigente e transformadora, com poucos rituais, roteiros, instruções e apoio às pessoas durante ou em relação às mudanças. Há uma quantidade crescente de informação, conhecimento e apoio para as pessoas IN transição de carreira, mas a um nível fundacional, como nos posicionamos neste novo paradigma poderosamente para que as transições de emprego e carreira comecem a se tornar mais orgânicas e fluidas?
Aceitação: Para nos prepararmos como maratonistas de carreira que provavelmente farão muitas paradas, primeiro temos de aceitar e absorver que uma mudança de paradigma de carreira está a acontecer dentro da nossa cultura como um todo. Embora possa ser difícil imaginar mudar de carreira por muitas razões, avaliar se isso é provável que seja uma realidade para você é, em última análise, o lugar mais capacitador e energizante de onde operar. O problema de ignorar ou negar algo que é provável que ocorra é que perdemos a capacidade de orientar nossas próprias vidas e muitas vezes nos encontramos mal preparados para a mudança que vem em nosso caminho.
A preparação: Elaborar um dos pontos essenciais do discurso do Presidente Obama – ficar num lugar de aprendizagem e descoberta no seu dia-a-dia é vital. Este aprendizado pode significar um grau adicional, ampliando suas habilidades dentro do seu campo desejado, ou se envolver em atividades de aprendizado extracurricular. O que quer que você escolha explorar, quanto mais você se conectar com atividades de aprendizagem e crescimento que você ama, mais provável será que você comece a criar possibilidades de novos empregos e carreiras em áreas que você gosta profundamente na sua vida. Tanto no meu trabalho como executivo de negócios como no meu trabalho como Life and Career Coach, conheci inúmeras pessoas que tiveram uma carreira próspera, que surgiu de uma única classe extracurricular, hobby ou interesse para toda a vida, que foi inicialmente perseguida esculpindo uma pequena quantidade de tempo fora do seu horário.
Flexibilidade & Abertura: Ficar confortável com a mudança também é vital. Se você já teve uma primeira aula de ioga, você se lembrará como é se maravilhar com a flexibilidade dos outros ao seu redor enquanto você luta para se sentar confortavelmente. Permanecer flexível e aberto a oportunidades de desenvolvimento de carreira e mudança de carreira em geral requer prática, prática, prática, mas quanto mais você pratica, melhor e mais forte você se sente. Portanto, tente abraçar novas tecnologias e novas formas de fazer negócios, aceitar novas tarefas e permanecer aberto a mudanças de emprego e carreira… quanto mais você fizer, mais uma coisa vai começar a levar a outra naturalmente, e as transições mais fluidas serão.
Uma visão mais longa: Comece a pensar nos seus diplomas e experiências de trabalho como importantes blocos de construção pessoal em vez de coisas que o definem dentro de uma carreira singular. Além disso, imagine o tipo de vida e segurança financeira que você gostaria de ter na aposentadoria e tenha essa imagem em mente quando tomar decisões de trabalho e carreira no futuro. Uma visão de carreira a longo prazo que esteja enraizada naquilo que realmente valoriza e deseja para si próprio irá ajudá-lo a planear e a definir estratégias para a sua vida.