Deve-se sempre pensar muito sobre as expectativas e ramificações de uma mudança de carreira. Quer você seja um profissional de nível básico ou esteja trabalhando há décadas, uma mudança de carreira pode resultar em grandes mudanças de vida. Embora eu concorde sinceramente que você deve amar o que faz, uma reflexão e um planejamento cuidadosos garantirão que uma mudança de carreira seja o passo certo para a sua vida profissional e pessoal. As perguntas abaixo abordam fatores importantes a serem considerados antes de iniciar o seu processo de tomada de decisão.

1. Por que você quer mudar de carreira?

A mudança é procurada por dinheiro, status, economia, ou talvez tédio, conflitos no escritório, ou é um desejo de trabalhar em uma profissão diferente? O dinheiro é sempre um problema e, em alguns casos, deve ser o fator decisivo; no entanto, esses indivíduos geralmente acabam ainda insatisfeitos com sua carreira. Pesquisar fatores como expectativas de emprego, níveis de estresse e horas que você vai gastar no trabalho e a quantidade de viagens esperadas para garantir que suas expectativas sejam precisas. Finalmente, examine as suas opções actuais para ver se existem alternativas para fazer a mudança. Você poderia mudar sua atitude sobre sua carreira atual? Ao estabelecer novos objectivos, poderá ser capaz de melhorar as suas circunstâncias e gerir positivamente o aborrecimento da sua carreira ou a política do seu escritório.

2. Será este o trabalho certo para si?

Já pensou como vai ser o seu dia? Que habilidades você vai usar? O que será esperado de você em termos de habilidades, atividades e responsabilidades? Pesquise minuciosamente como será a atmosfera e o ambiente de trabalho, assim como o que o trabalho implica. É assim que você quer passar um terço da sua vida? Uma grande ferramenta para ajudar a identificar suas preferências comportamentais é uma análise de avaliação comportamental como a DISC Behavioral Profiling Assessment (Avaliação de Perfil Comportamental DISC). Comprovado ser preciso mais de 80-85% do tempo, o DISC Behavioral Assessment é muito eficaz na descoberta dos pontos fortes e fracos do seu estilo de comportamento preferido. Os resultados podem ser utilizados para compreender que tipos de padrões de trabalho, habilidades e ambientes você prefere e são uma ótima ferramenta para aprender como se comunicar mais efetivamente e para melhorar as relações profissionais.

3. Como o novo emprego irá afectar a sua família ou a sua vida pessoal?

Uma nova carreira não é apenas uma grande mudança para você, mas também pode significar mudanças para sua família ou para sua vida pessoal. Verifique em que consistirá a semana média de trabalho; haverá mais horas ou mais viagens? O que você ou sua família vão desistir e o que você vai ganhar com essa mudança? Vale a pena? Um equilíbrio na vida profissional e pessoal ajudará a manter ambas as áreas da sua vida saudáveis e agradáveis.

4. Quais são as suas expectativas de carreira para o potencial de crescimento e/ou promoção?

Analise a possibilidade de avanços e determine se existem áreas para promoção, oportunidades disponíveis para assumir responsabilidades adicionais e potencial para ganhar mais dinheiro na sua nova profissão escolhida. A mudança de carreira muitas vezes coloca-o de volta a uma categoria de antiguidade mais baixa. Você pode começar com uma diminuição da sua renda a partir do que você está acostumado e se houver demissões ou cortes feitos, você pode ser o primeiro a ir. Se este for o caso, certifique-se de que tem um ninho de ovos suficiente para lidar com mudanças inesperadas.

5. O que a mudança de carreira diz aos futuros empregadores sobre as suas capacidades de compromisso?

Esta é a sua primeira mudança de carreira ou é algo que você já fez antes? Se você fez mudanças semelhantes no passado pode parecer para um empregador como falta de dedicação ou foco da sua parte. Os empregadores gastam muito tempo e recursos contratando novos funcionários e esperam que seus funcionários estejam dispostos e sejam capazes de assumir um compromisso de longo prazo. Reveja o seu histórico profissional e prepare respostas positivas para entrevistas sobre mudanças em profissões ou cargos passados. Se esta é a sua primeira mudança de carreira, prepare-se para mostrar a sua progressão na carreira e ofereça sempre um giro positivo nas suas decisões passadas – mesmo que elas estivessem erradas, você ainda pode mostrar o que aprendeu e as realizações que alcançou ao longo do caminho.

Há muito mais perguntas que podem ser feitas a você antes de iniciar uma mudança de carreira. Para alguns uma mudança irá melhorar a qualidade de vida e será fácil determinar se uma mudança de carreira é a decisão certa. Para outros, espera-se que estas perguntas forneçam uma visão e ajudem a tomar uma decisão informada. De qualquer forma, é importante pensar sobre as razões para querer uma mudança e afectar uma mudança de carreira que terá sobre si e sobre aqueles que o rodeiam.