Um plano de carreira vencedor para o sucesso futuro através de um eficaz planejamento de carreira escrito.
“Comprometer os seus objectivos no papel aumenta em 1000% a probabilidade de os alcançar.” Brian Tracy
Jack trabalhava no Wal-Mart há mais de quatro anos e estava no início dos seus 20 anos. No ano passado, foi promovido a gerente de departamento na sua loja local. Seus estudos terminaram no colegial, embora ele tivesse estudado em uma faculdade por um semestre.
Ele tinha visões de um dia ser gerente de loja, mas não tinha idéia de como avançar sua carreira para esse nível. O que ele teve que fazer para que sua carreira chegasse ao nível de gerente de loja? Trabalhar muito? Muitas pessoas muito capazes trabalham duro todos os dias, mas parecem nunca chegar a lugar algum. Não, o verdadeiro foco efetivo está em outro lugar.
Se você quer promover sua carreira para dois ou três níveis acima de sua posição atual, deixe Jack seguir enquanto ele constrói um plano de carreira funcional e eficiente. Nós já sabemos que ele gosta do trabalho e da interação entre os funcionários e os clientes. Ele não tem medo de trabalhar duro e trabalha de forma inteligente porque essa é a razão pela qual foi promovido a gerente de departamento.
Primeiro, como Brian Tracy afirmou, os objectivos têm de ser postos no papel. O objetivo de Jack é ser um gerente de loja, mas há um passo intermediário, o de assistente de gerente de loja. Por isso vamos trabalhar com o Jack na elaboração do plano de carreira dele. Aqui está o plano de carreira do Jack:

  1. Nos próximos 30 dias ter uma reunião com o gerente da loja para determinar que qualificações são necessárias para ser promovido a assistente de gerente de loja?
  2. Completar os módulos de formação informática do gerente do departamento dentro dos próximos 60 dias.
  3. Ler dois livros por mês sobre motivação, finanças de retalho e outras áreas de supervisão e gestão eficazes.
  4. Passar tempo todos os dias a familiarizar-se com as vendas e outros dados importantes para a gestão do seu departamento e de toda a loja.
  5. Nos próximos 45 dias conheça pelo menos quatro coisas pessoais sobre cada funcionário que trabalha para ele e cada gerente de departamento da loja.
    Dependendo do resultado do número um acima, Jack terá que adicionar o que o gerente da loja lhe aconselhar a completar. Se ele descobrir que precisa de completar certas actividades num determinado período de tempo para se qualificar para ser um assistente de gerente que será adicionado ao seu plano de carreira. Ele irá então escrevê-las e tirar o número um da lista. É claro que ele deve planejar conversar com seu ajudante de gerente e gerente de loja sobre o progresso de seu plano de carreira pelo menos a cada dois meses e atualizá-los sobre o seu progresso.
    Pelo menos a cada três meses ou talvez mais frequentemente, Jack terá uma reunião consigo mesmo. Ele irá avaliar o seu progresso e fazer ajustes no seu plano de carreira, conforme necessário. O que ele aprendeu quando escreve seus objetivos de carreira é a colocar os objetivos em cartões de índice e ter um no visor do carro, outro no livro de cheques e outro no bolso. Ele planeja ler seus objetivos de carreira pelo menos cinco vezes por dia.
    Com esse plano de carreira, Jack está bem encaminhado para passar para o próximo nível no Wal-Mart. Além disso, ele está construindo as bases para se qualificar para um cargo de gerente de loja. Desenvolver seu plano de carreira pessoal não é difícil se você quantificar cada passo, não chegar muito longe no futuro e escrever seus objetivos de carreira, passo a passo.